[FUG-BR] Como monitorar se PF tá rodando com zabbix

Paulo Henrique BSD Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Quarta Março 21 13:42:12 BRT 2012

Utilizei o seguinte.

pfctl -sr |grep -n

Usa um cliente zabbix e coloca esse comando no mesmo,
Cria um novo item e descrimine que o mesmo retornará um valor de delta
sobre inteiros.
Pronto, se o retorno for igual a 0 então o seu PF estará fora.
O cliente zabbix é muito flexivel, o que mata mesmo é configurar o item
no servidor.

Poderá usar SNMP tambem , de uma procurada nas MIBs disponiveis para o
OpenBSD/FreeBSD.

Abraços e espero ter ajudado.

Att.

Em 21/3/2012 13:08, Danilo Lara escreveu:
> Olá pessoal,boa tarde.
> Alguém sabe como faço para monitorar meu pf utilizando o zabbix?queria monitorar só p pf,mesmo se a máquina tiver no ar,checar se o pf tá executando as regras. Pensei em monitorar pela interface pflog0,mas aí fico dependendo se vai ter tráfego nessa interface.A noite,por exemplo,o tráfego diminui e posso receber alerta de que tá fora quando na verdade não está. Alguém utiliza esse monitoramento?
>
> Valeu!
>
> Danilo Augusto Vicente Lara
> daniloavl em gmail.com
> [...]

"Quando a Morte decide contar uma historia,
A melhor ação que possa fazer é ouvi-la,
e torcer por não ser a sua própria a tal história."

Flames > /dev/null ( by Irado !! ).
RIP Irado!

Paulo Henrique.
Analista de Sistemas / Programador