[FUG-BR] - Expandir partições ZFS

Francisco Cardoso fricardo em bsd.com.br
Quarta Março 21 22:11:01 BRT 2012

Em 21 de março de 2012 13:16, Márcio Elias <marcioelias em gmail.com> escreveu:
> Para ilustrar o equipamento que estou usando é um destes do link.
>
> http://www.webers.com.br/storage/storage_24_discos
>
> --
> Att.
> __________________________________
> Márcio Elias Hahn do Nascimento
>
> Araranguá - SC
> Fone: (55) 48-35245373 (Residencial)
> Cel:   (55) 48-84171033
> msn: marcioeliashahn em hotmail.com

Maquinão hein! Show de bola!

Não acho que equipamentos como o seu estejam com os dias contados por
causa do ZFS. O mercado é grande o suficiente para as duas abordagens:
confiabilidade via controladora ou através de um software como ZFS.
Vejo ele como mais uma opção. Óbvio também que a qualidade vem com
algum custo, por exemplo, um consumo mais alto de memória. Além disso,
eu não confiaria em sistemas como aquele raid via software do linux,
nesse caso seria melhor um raid via hardware mesmo.

Mas enfim, ZFS é a "last word in filesystem" como diz uma apresentação
da Sun sobre ele.

Voltando ao assunto da expansão do volume ... o autoexpand não
funcionou? Não tem nada a ver o seu caso parecer com o do Marcelo. O
fato é que você tem um volume que o ZFS usa que agora aumentou pela
adição de um disco e o autoexpand devia funcionar para expandir o
filesystem no espaço ainda não utilizado.

--

Francisco Ricardo