[FUG-BR] [OFF TOPIC] - bom equipamento de acesso via wireless

Quarta Maio 9 00:26:12 BRT 2012

2012/5/9 Paulo Henrique <paulo.rddck at bsd.com.br>:

> Por favor adere a nova pratica da FUG, resposta somente no final da
> mensagem,
> Infelizmente espectro de radio tem limitações em algum momento você
> alcancará a limitação daquele espectro.
> Por que não utiliza faxas 5.8 para notebooks, e 2.4 para tables e
> smarphones,

Poucos notebooks aceitam 5.8 GHz

Me lembrei de uma coisa. Se não me engano, o n permite operar com
40 MHz de largura, e isto pode poluir mais, e piorar as colisões.

> A unica forma que conheço para conter esses problemas é a base de força
> bruta, ou seja adicionando mais equipamentos de difusão e ampliando as
> faixas de espectros utilizadas.

Pode-se colocar cabos em alguns pontos, para as pessoas usarem
cabo, e diminuir um pouco o wireless.

> Em uma discussão que tem no livro Redes de Computadores e a Internet 3ª
> edição, coloca como funciona a camada MAC do wi-fi, e diferente do cabeado,
> o metodo de detecção de colisão faz simplesmente todos os hosts
> retransmitir o pacote, bem diferente da cabeada, quando a colisão é dois ou
> tres hosts é facil e a degradação é quase imperceptivel, mais coloca 50
> hosts retransmitindo por causa de uma colisão, na cabeada onde somente os
> dois hosts envolvidos de fato serão responsaveis pela colisão e somente
> eles irão retransmitir.

Acho isto estranho. Pensei que só os causadores da colisão, como
é na Ethernet de cabo coaxial, que transmitiam.

> Ou seja o canal é verificado antes de transmitir, diferente do CDMA/CD
>
> Att.

Abraços,
    João Rocha.