[FUG-BR] FreeBSD 10 vai substituir o GCC pelo Clang

Luiz Gustavo luizgustavo em luizgustavo.pro.br
Segunda Maio 14 13:35:05 BRT 2012

Em Seg, 2012-05-14 às 12:30 -0300, Nilton Jose Rizzo escreveu:

>   Luiz e o desempenho do sistema como um todo, como anda???
>
>    Ainda estou com receio de fazer isso no meu 9.0  Porém não poderemos
>   mais escapar dessa mudança.  Pelo que eu acompanho nas listas é que
>   ainda há muita coisa a fazer no clang, pois na versão do FreeBSD 10 gera
>   muitos erros em pacotes.
>
>    Já que vc já o utiliza há algum tempo, diga-nos a sua esperiencia.

Eu não pude ter a oportunidade de fazer algum benchmark ou algo
parecido, a minha experiencia é única e exclusivamente de usuário e um
pouco de desenvolvedor.

O sistema base tem me mostrado bem robusto e sem nenhum problema, tudo
funciona tranquilo e não tive nenhuma anomalia.

Quanto aos ports, eu senti diferença na hora da compilação, pode ser
impressão, mas fazendo comparação visual, senti que quando compilado com
clang a coisa flui mais rápido.

Tenho usado vários ports com clang, o que mais uso: firefox,
evolution/sylpheed/mutt, vim/emacs, gimp, weechat/biltbee, zsh

Alguns ainda não tem suporte a clang (que eu uso):

VirtualBox, Inkscape, mas alguns outros que não lembro.

Agora, quando eu for atualizando, vou tentar enumerar e documentar essas
tarefas pra ajudar na evolução do clang.

Eu programo muita coisa em python e fiz alguns testes com binários do
python transformados em C com a ajuda do Cython compilado com clang
(Cython compilado com clang e compilando os fontes (python para c com
cython) usando clang)

E tem se mostrado tão bom ou melhor que o gcc (nativo)

> desenvolvido e trazido à luz pela equipe de desenvolvedores.  No inicio
> achei ruim mas é sempre bom termos opções.

Eu achei uma maravilha o surgimento do clang/llvm, dessa forma saímos da
sombra do GPL, mesmo a versão 2 e temos um sistema 100% BSD (pelo menos
na base)

Eu acredito que muito port ainda vai depender de um gcc da vida, alguns
programadores fazem uso de muita coisa GPL e inclusive de versões
4.7/4.8 do gcc e talvez ainda vamos ficar preso a isso...

Mas com a evolução do clang e uma equiparação de versões, a migração
desses códigos ficarão mais suaves e transparente.

Abraços

--
Luiz Gustavo Costa (Powered by BSD)