[FUG-BR] FreeBSD 10 vai substituir o GCC pelo Clang

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Quarta Maio 16 08:31:46 BRT 2012

2012/5/15 Danilo Egea <daniloegea at yahoo.com.br>:

> Em relação ao problema de licença, será que esse problema é real mesmo?
>
> Digo isso pois o DragonflyBSD importou o GCC 4.4.7 e o GDB 7.3 para sua
> base, ambos contendo código sob GPLv3.
>
> Me parece que a substituição é apenas pela ambição de remover todo o
> código GPL da base do FreeBSD (que acho louvável)
> e não por incompatibilidade de licença.
>
> Eu sei que a FreeBSD Foundation montou um cluster de advogados e eles
> disseram que é incompatível, mas sei lá, não entendo muito dessas coisas...

Oi Danilo,

Pra ser honesto não manjo nada de licença, mas me lembro de ter
acompanhado os emails na época.

A conclusão dos advogados foi mais ou menos essa:

"GPLv3 é essencialmente idêntica à GPLv2 para o src.Alguns usuários
demonstram certa preocupação sobre a GPLv3, e essa preocupação tem
sentido. Principalmente as relacionadas ao "anti-tivoization", que proíbe
a implementação de mecanismos para restringir o usuário final de usar
uma versão modificada de software licenciado em produtos finais."

Algumas informações sobre tivoization podem ser lidas em [1].

O FreeBSD sempre teve como principal foco o reuso comercial, a GPLv3
ameaçava esse foco, assim como ameaçou a Apple. Então a apple colocou
grana no llmv/clang e o desenvolvimento dele acelerou.

Acredito que o DragonflyBSD não tenha esse mesmo foco.

[]s

[1] http://www.linuxdevices.com/news/NS5484789593.html
--
Renato Botelho