[FUG-BR] Sempre manter processos com baixa prioridade pelo nome

Juano Brozz juanobrozz em gmail.com
Quarta Maio 23 19:20:11 BRT 2012

Obrigado a todos que responderam.

@Eduardo, foi uma ótima ideia o crontab.

@Otacilio, valeu pelo script.

@Danilo

> Primeiro: é ao contrário: -15 é prioridade mais alta que 20 (20 é a
> menor prioridade, -20 maior prioridade).

É isso mesmo, obrigado pela info.

> Segundo: no atalho que vc usa pra iniciar o eclipse, altera ele com o
> nice na linha que invoca o programa. Todos os processos filhos terão a
> mesma prioridade...

Tentei fazer como você falou e funcionou. Fiz assim:

nice -n +20 chrome

Ai dei um "top" e percebi que o chrome ficou com PRIoridade 20, embora a
coluna NICE ficou 0. Aí dei um renice 20 em todos os processos do chrome.
Dei um top novamente, e percebi que a coluna PRI ficou com 40!!! e a coluna
nice ficou com 20.

Fiquei confuso:

1- Qual a diferença entre o PRI e o NICE nas colunas do top? Qual o mais
importante? Isso é novo pra mim, sempre pensei que houvesse apenas a
prioridade.

2- O comando nice seta apenas a PRIoridade, enquanto que o renice seta
apenas o nice? É isso mesmo? Imaginando que a prioridade seja o mais
importante, tem como muda-la?