[FUG-BR] Jogo Warzone2100 no FreeBSD

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Terça Novembro 13 11:26:34 BRST 2012

Oi Gondim,

ele mesmo pode ser um servidor, mas vai responder pelo IP. Na modalidade de
jogo em rede você pode se conectar ou hospedar. Ao hospedar ele vai tentar
se conectar com o servidor padrão do jogo. Se conseguir, seu jogo estará
publicamente disponível na listagem coletiva. Mesmo que não consiga ele
estará disponível pelo seu IP, que, claro, precisa ser um IP público na
internet. Pra que seja público, claro, ou sua máquina está direto na
internet ou você tem que configurar seu roteador pra direcionar os pacotes
do IP externo pro seu computador. Se seu roteador já recebe um IP não
publicado então babou.

Se quiser deixar o jogo público e restringir a participação a amigos é só
botar uma senha.

Sérgio, já deu uma olhada na categoria de games dos ports? Eu já achei um
monte de coisa legal ali. Claro que não se compara com o que tem pra
windows, mas tem bastante coisa. Eu evito olhar, pq já jogo esse e não
quero perder muito tempo jogando, mas houve uma época em que fiquei
selecionando jogos pros meus filhos e tem inclusive uns de primeira e
terceira pessoa bem legais.

Uma coisa que poderia melhorar no tutorial era usar o libmap.conf no /etc
ao invés de executar a ganbiarra da compilação manual da última etapa, mas
não tentei ainda. Dá pra evoluir também e oferecer um arquivo com um port
ou um script pra que os interessados não tenham que fazer os passos na mão,
mas ainda não reservei um tempo pra isso... e talvez nem reserve, pois
acharia mais relevante revisar a tradução que a galera tá fazendo da doc do
FreeBSD.

Abs!

Carlos E G Carvalho (Cartola)
http://cartola.org/360