[FUG-BR] Instalação de pacotes no FreeBSD 9.1RC3

Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) cartoleba em gmail.com
Quarta Novembro 21 08:20:37 BRST 2012

Oi,

sim, tem pacotes para instalar no FreeBSD quando ele é usado dentro de uma
virtualbox:

virtualbox-ose-additions*

*pode instalar tanto via pkg_add quanto via ports. Ao contrário do que
comentaram sobre a instalação de ports em detrimento do pkg_add, eu acho
que cada um pode ser melhor em uma situação. Na maioria dos casos acabo
usando as duas opções. Instalo via pkg_add o que vou usar com configurações
padrão mesmo (o que é a maioria dos casos alias) e via ports ou o que não
tem em pacote binário ou o que quero personalizar ou usar uma versão
específica. Acho que cada caso é um caso. Um dos problemas em ambas as
situações são as dependências cruzadas de versões distintas que podem
começar a surgir quando você vai instalar um aplicativo depois que o
sistema já está mais antigo. As versões dos pacotes já foram atualizadas e
você tem as antigas instaladas. Aí é melhor pensar em atualizar tudo ou
mesmo reinstalar o sistema.

A forma mais simples de instalar via pkg_add é via rede. Certifique-se que
sua rede está ativa e que está acessando a internet. Use então o pkg_add
com a opção -r, como por exemplo:

pkg_add -r virtualbox-ose-additions

Só que vai ter que saber exatamente o nome do pacote.
*
*Abs,*
*

Carlos E G Carvalho (Cartola)