[FUG-BR] Wake On Lan no FreeBSD-8.3

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Quarta Novembro 21 14:51:36 BRST 2012

Caríssimos

Estou tentando implementar o wake on lan na minha rede para acordar um
servidor rodando FreeBSD-8.3. Eu instalei o wol, fiz alguns testes (wol -i
ip_da_maquina_a_ser_acordada mac_address_da_maquina_a_ser_acordada)
desligando o meu servidor (que fica na minha sala e estava em fase de
implementação ainda) e funcionou. Funcionou inclusive quando eu usei um
outro servidor FreeBSD para acordar o primeiro através de um "at -f
./script_que_acorda_o_servidor hora". O meu problema foi que o processo de
"acordamento" foi realizado logo em seguida ao processo de shtudown (para
não perder tempo e debugar os erros, acordei a máquina 5 minutos depois
dela ter sido desligada). Feliz, fui para casa e, na manhã seguinte,
resolvi religar remotamente: não funcionou (mesmo usando o mesmo
procedimento que havia usado no dia anterior). Fui para o trabalho,
religuei a máquina na mão, fiz o shutdown e consegui religa-la usando o
procedimento que já havia funcionado antes.
Andei lendo no histórico do FreeBSD (não sei se foi na lista do FUG) que o
wol é um assunto que não depende somente da BIOS, mas depende também do
sistema operacional que, ao realizar o shutdown, tem de deixar a placa de
rede ativa para ouvir o broadcast da rede.

Por favor, alguém dentre vocês tem experiência nisto e poderia sugerir-me o
que fazer?

Grato pela atenção

Eduardo

--