[FUG-BR] Wake On Lan no FreeBSD-8.3

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Quarta Novembro 21 21:57:47 BRST 2012

Em 21 de novembro de 2012 14:51, Eduardo Lemos de Sa <
eduardo.lemosdesa em gmail.com> escreveu:

> Caríssimos
>
> Estou tentando implementar o wake on lan na minha rede para acordar um
> servidor rodando FreeBSD-8.3. Eu instalei o wol, fiz alguns testes (wol -i
> ip_da_maquina_a_ser_acordada mac_address_da_maquina_a_ser_acordada)
> desligando o meu servidor (que fica na minha sala e estava em fase de
> implementação ainda) e funcionou. Funcionou inclusive quando eu usei um
> outro servidor FreeBSD para acordar o primeiro através de um "at -f
> ./script_que_acorda_o_servidor hora". O meu problema foi que o processo de
> [...]
Olá Eduardo,

Andei fazendo alguns testes com wol mas até onde eu testei o meu aqui de
casa não levanta, então desisti, se você conseguiu ligar da rede local 90%
do caminho já está feito.

Acho que o que deve estar "escapando" aí é que a máquina desligada não tem
mais endereço IP e depois de um tempo esta relação MAC/IP (Tabela ARP)
desaparece, você precisa garantir que o pacote seja difundido em broadcast
porque se ele tiver um IP válido o roteador vai tentar procurar por ele e
se não encontrar ele vai descartar o pacote, como a máquina está desligada
ela não vai responder, o problema é que o roteador provavelmente também não
vai deixar um pacote em broadcast entrar, então está aí o dilema.

Do seu ambiente de trabalho você pode testar usando este site:
http://wol.dtools.net/

Tem esse artigo que eu estava guardando pra quando o meu resolver
funcionar, deve resolver o teu problema:
http://filesharingtalk.com/threads/439573-Wake-on-WAN-guide

[]'s