[FUG-BR] Digest freebsd, volume 80, assunto 56

Marcelo Araujo araujobsdport em gmail.com
Quinta Novembro 22 00:47:36 BRST 2012

> Message: 2
> Date: Wed, 21 Nov 2012 23:01:07 -0200
> From: Jose Nilton <jniltinho em gmail.com>
> Subject: [FUG-BR] Nome para o Projeto de Firewall BSD
> To: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)
>         <freebsd em fug.com.br>
>
> Boa noite a todos da lista
>
> Como sabem, estou iniciando um projeto para criação de Firewall/Proxy com
> FreeBSD, preciso da ajuda de você para opinar na criação do nome, tem algum
> simples fácil de lembrar e decorar e não seja de outro projeto, não quero
> que ninguem brigue por plagio, ou pior um processo.

Olá Nilton!

Não estou querendo te desencorajar, mas gostaria de fazer uma crítica
construtiva. Caso você fique chateado, desconsidere este email!

Mas como percebi, você está iniciando agora no FreeBSD, e pretende fazer um
projeto criando um PFSENSE like! No meu ponto de vista, vai ser um esforço
jogado fora.

O FreeBSD precisa tanto da ajuda de novos colaboradores, que estes tipos de
projetos *MAIS DO MESMO* me deixam um tanto quanto aborrecido. Eu gostaria
de sugerir para você alguns projetos que realmente devem fazer alguma
diferença para a comunidade FUG-BR e FreeBSD em geral.

1) Tradução da documentação oficial do projeto FreeBSD para PT_BR. (Edson
Brandi)
NOTA: Você vai ajudar a comunidade, você realmente vai aprender sobre
FreeBSD e ainda o seu esforço realmente vai ser bem utilizado.
2) Site da FUG-BR, estamos com falta de artigos e notícias para o site.
3) PFSENSE, envie patchs para o projeto com as suas ideias inovadoras e
ajude o projeto.

Eu admiro essa sua empolgação, mas se você direcionar bem o seu esforço,
sua contribuição para o FreeBSD/FUG-BR/MUNDO vai ser muito maior.

Agora, porque parei para escrever esse email?
1) Já fui empolgado e iniciei muitos projetos, que no final ficaram pela
metade.
2) Não existe projeto com apenas uma pessoa, você não vai conseguir ficar
empolgado por muito tempo, afinal você precisa trabalhar e cuidar da vida.
3) Projeto fica congelado, quem têm interesse, logo perde.
4) Um FORK do PFSense com REST, Ajax, Json e o NOME que você quiser botar
aqui, vai ser mais do mesmo, nada inovador.

Porém, se você realmente quer fazer um FORK do PFSense, inicie com uma
proposta de coisas diferentes e inovadoras que não existem no PFSense,
novas features e etc.

Grande Abraço!
--
Marcelo Araujo