[FUG-BR] Digest freebsd, volume 80, assunto 56

Edson Brandi ebrandi em FreeBSD.org
Quinta Novembro 22 14:15:56 BRST 2012

Em 22/11/2012, às 00:47, Marcelo Araujo <araujobsdport em gmail.com> escreveu:

> Porém, se você realmente quer fazer um FORK do PFSense, inicie com uma
> proposta de coisas diferentes e inovadoras que não existem no PFSense,
> novas features e etc.
>
> Grande Abraço!
> --
> Marcelo Araujo

Tem muita coisa que poderia ser implementada como melhoria no pfsense.

Por exemplo, a parte de balanceamento de trafego pode ser melhorada, hoje você pode ter uma configuração de failover, de peso, e de peso + failover.

Faz falta por exemplo a possibilidade de ter uma regra de balanceamento com overflow, principalmente nos casos em que os links disponíveis são muito diferentes.

Imagine por exemplo um usuário com um link de 20 Mbps e um link backup de 2 Mbps, você pode até configurar para o link de 2 Mbps ter peso 1 e o de 20 Mbps ter peso 10, porém vão ter situações em que vc não vai querer usar o link menor por uma serie de motivos (latência por exemplo).

Se você pudesse ter uma regra de balanceamento na qual vc definisse o link de 20Mbps como prioritário e quando o mesmo atingisse um percentual X de ocupação você começaria a transbordar o trafego para o link menor, fazendo uso dele somente em situações muito especificas como num download em multipart por exemplo.

Outra coisa que eu acho que pode ser útil é criar um modulo para o pfsense para melhorar as opções que ele oferece para fazer balanceamento de tarfego para servidores distribuídos, talvez pegar por exemplo funcionalidades de scripts isolados, como por exemplo:

https://github.com/ebrandi/route53-failover

E transformar num módulo para o pfsense.

[ ]'s Brandi