[FUG-BR] Wake On Lan no FreeBSD-8.3 [Resolvido]

Eduardo Lemos de Sa eduardo.lemosdesa em gmail.com
Quinta Novembro 22 20:13:24 BRST 2012

Caríssimos

2012/11/21 Cleyton Agapito <cragapito em gmail.com>

> -i
> de

> sugerir-me o

> Olá Eduardo,
>
> Andei fazendo alguns testes com wol mas até onde eu testei o meu aqui de
> casa não levanta, então desisti, se você conseguiu ligar da rede local 90%
> do caminho já está feito.
>
> Acho que o que deve estar "escapando" aí é que a máquina desligada não tem
> mais endereço IP e depois de um tempo esta relação MAC/IP (Tabela ARP)
> desaparece, você precisa garantir que o pacote seja difundido em broadcast
> [...]

Inicialmente, eu agradeço ao Cleyton o interesse em investigar este
problema e as suas sugestões.
Resolvi o problema descobrindo como o broadcast é ativado em minha rede (ao
invés de usar o IP da máquina, tal como eu vi em um forum de discussão, ao
invés de usar o IP como 200.17.215.86, eu devo usar o 200.17.215.255) e
descobrindo qual porta está liberada nos switchers (tenho de passar por
três deles) para passar o sinal do broadcast (no meu caso, a porta liberada
é a 7), assim, o comando

/usr/local/bin/wol -v -i 200.17.215.255 -p 7 macaddressdaplacaaseracordada

funciona mesmo depois da máquina ter sido desligada por algumas horas (o
que não acontecia antes).

Obrigado pela atenção

Um abraço a todos

Edu