[FUG-BR] [OFF-TOPIC]Foi realmente colocado backdoor no ipsec do OpenBSD?

Paulo Henrique - BSDs Brasil paulo.rddck em bsd.com.br
Sexta Novembro 23 09:22:30 BRST 2012

Em 23/11/2012 09:10, João Mancy escreveu:
> Lembro dessa história.
>
> http://br-linux.org/2010/desenvolvedor-acusa-fbi-de-colocar-backdoor-no-ipsec-do-openbsd/
>
> Reza a lenda que para acessar remotamente servidores de grupos terroristas.
>
> mas vai saber.

Estamos falando de criptologia, arte de esconder, se achassem algo não
seria mais criptologia mais sim descobrelogia.
Para eliminar qualquer duvida sobre tal possibilidade de intrusão pelo
FBI/CIA em sistemas OpenBSD só reescrevendo a pilha IPSec do OpenBSD.
Contudo se ocorreu isso em um subsistema qual a possibilidade de não ter
ocorrido em todos os demais subsistemas do OS ?
E isso não é limitado ao OpenBSD qualquer projeto até  mesmo o Microsoft
Windows é vuneravel a tal falha.
Conclusão se quer manter algo seguro, começa a imprimir todos os seus
documentos depois de alguns tiros de escopeta C12 no HD e pentes de
memoria e seja feliz.

Abraços a todos.
Fica ai meus 0,02 cents.

--