[FUG-BR] Duvida sobre melh ores práticas

Antônio Pessoa atnpessoa em gmail.com
Quarta Outubro 3 14:00:02 BRT 2012

2012/10/3 Nilton Jose Rizzo <rizzo em i805.com.br>

> Em Wed, 3 Oct 2012 12:46:53 -0300, Renato Sousa escreveu

>   Renato e demais,
>
>    Eu faço, por força de hábito e por experiência própria, logo apos a
>  instalação básica, faço um csup do sistema (src + ports ), retiro do
> kernel
>  as coisas que não irei usar com certeza.  assim o kernel fica mais enxuto
>  e menor, ocupando menos memória e pega as configurações da minha máquina.
>

>    Logo apos faço a instalação dos ports necessários iniciando pelo screen
>   ( sem ele a minha vida seria um eterno <ALT>+<Fn> :) ).
>

> --
> [...]

Eu, pessoalmente, costumava recompilar o kernel apenas para adicionar
o VESA e SC_PIXEL_MODE, para melhorar a experiência no uso do console.
Como hoje não é mais necessário, não tenho mais que recompilar kernel.
Todos os módulos de que necessito são carregados na memória via
kldload, e se preciso de um módulo que precisa ser adicionado ao
kernel, bem, nesse caso não é um sistema de uso geral, mas bem
específico e vai ter seu kernel recompilado, mas apenas por esse
motivo.

Nunca percebi nenhuma diferença significativa, em termos de
performance, em um servidor de uso geral que tenha o kernel
recompilado. Se estivermos falando apenas do kernel, claro. Um sistema
inteiro compilado com as devidas flags setadas vai ter uma diferença
significativa em sua performance.

Mas como disse logo no começo, isso é minha experiência pessoal.

--
Atenciosamente,

Antônio Pessoa