[FUG-BR] off topic - urnas

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quarta Outubro 10 04:44:00 BRT 2012

Em 10/10/12 02:59, Antônio Pessoa escreveu:
> Não sei dos detalhes sobre a segurança delas, mas com certeza são mais
> seguras que voto em cédulas de papel (ou mesmo cartões perfurados,
> como em certos países :-). O sistema operacional é baseado no Linux e
> o código é completamente aditável, pelo que me consta. Todos os
> binários são assinados, inclusive o arquivo que é transmitido com os
> resultados. O sistema verifica tudo isso na hora de computar os dados
> recebidos, em caso de comprometimento de uma urna, os votos nesta são
> anulados (não no mesmo sentido do voto nulo).

> [...]
Olha mas a urna de 3ª geração da Argentina que foi mostrada no vídeo é
infinitamente melhor porque na pior das hipóteses pode se haver uma
auditoria melhor. Sem falar que quem está votando pode conferir
impressamente  e no chip se é mesmo o candidato votado. Espetacular e
muito mais transparente. A pergunta é: por que ainda não adotamos pelo
menos a urna de 2ª geração que imprime o voto para auditoria? Muito mas
muito estranho isso.