[FUG-BR] off topic - urnas

Antônio Pessoa atnpessoa em gmail.com
Quarta Outubro 10 08:32:49 BRT 2012

2012/10/10 Marcelo Gondim <gondim em bsdinfo.com.br>:
> Olha mas a urna de 3ª geração da Argentina que foi mostrada no vídeo é
> infinitamente melhor porque na pior das hipóteses pode se haver uma
> auditoria melhor. Sem falar que quem está votando pode conferir
> impressamente  e no chip se é mesmo o candidato votado. Espetacular e
> muito mais transparente. A pergunta é: por que ainda não adotamos pelo
> menos a urna de 2ª geração que imprime o voto para auditoria? Muito mas
> muito estranho isso.

Não sei se vocês lembram, mas em uma eleição a urna imprimia um
comprovante de voto, eu só não lembro se o eleitor levava este
comprovante ou se ele ficava apenas para auditoria. Mas essa
possibilidade já foi cogitada diversas vezes e é simples de fazer,
porém, isso poderia ser usada para comprovação de votos comprados ou
coronelismo (não pensem que isso acabou, eles só não têm como
verificar). Um empregado poderia ser obrigado a votar em um candidato,
tendo que comprovar este voto para não ser demitido.

E isso não é um problemas apenas no Brasil, na Argentina isso é um
problema seríssimo.

--
Atenciosamente,

Antônio Pessoa