[FUG-BR] [Off-toppic]Há sentido em usar assembly hoje?

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Quinta Outubro 18 23:25:56 BRT 2012

Em 18 de outubro de 2012 23:09, Otavio Augusto <otavioti em gmail.com> escreveu:

> Sistemas embarcados e SOC ( System On Chip) requerem um pouco de
> assembly do desenvolvedor.
>
> Algumas rotinas gráficas e/ou algorítimos muito pesados costumam ser
> reescritos em assembly para
> ganhar desempenho. Compiladores modernos como o da  intel ( nao lembro
> o nome agora ) e o GCC aceitam que partes de um programa em C sejam
> escritas diretamente em assembly.
>

> O Assembly vai estar presente por muuiiitos anos.

Tem um detalhe importante a acrescentar, se você estudou assembler na
faculdade com os Z80 ou com microcontroladores 8051, pics, dsps ou
similares (se tivesse estudado pelo menos dois destes seguramente não
faria tal pergunta), tenho uma péssima notícia, não tem quase nada a
ver, vai ter que aprender tudo novamente e se colocar algum comando
específico de um processador pode esquecer a portabilidade.

O lado bom é que e se você "colaborar" com o SO não é lá esse bicho de
sete cabeças.

[]'s