[FUG-BR] Migração de servidor Qmail (IMAP) para Qmail+Vpopmail (IMAP)

Leonardo Augusto lalinden em gmail.com
Terça Outubro 23 19:27:13 BRST 2012

Se voce usa maildir nas duas instancias, basta voce literalmente
copiar os diretorios dos respetivos dominios de um server para o
outro.
Eu ja fiz isso acho que umas 295 milhoes de vezes, eheh

Tipo:

se voce tem um dominio (maildir/pasta) la no qmail  "jucabala.com.br",
dentro desse diretorio, tem as contas das criaturas abençoadas, por
exemplo
joao, pedro, paulo, juca, jeca, etc, (pode haver milhares), se for
maildir, dentro de cada pasta de user, tem um folder Maildir  com cur,
new  e tmp dentro.
As mensagens estao ali, no cur principalmente, um arquivo por
mensagem, simples assim.

Entao basta copiar as pastas/folder como quiser chamar, de uma
instancia do qmail para a outra, certamente o servidor com IMAP sem
vpopmail, deve
armazenar em um path diferente do seu novo vpopmail, ou talvez nao
obedeça a estrutura de um diretorio com o nome do dominio e as contas
dentro,
como o vpopmail(multidomain) faz. Aí voce vai ter que adequar os paths.

Crie um dominio e uma conta de teste no novo qmail/vpopmail e veja
onde ele cria as pastas, é para la que vc vai ter que mover seus
atuais maildir accounts.
Ah claro, se voce usa mysql para store das contas para o
qmail/vpopmail, vai ter que criar as entradas das contas no mesmo.

Estou falando como eu faço para mover via filesystem de um server para
outro, sendo qmail com maildir.

Agora se voce quer fazer essa movimentacao via imap, ou seja, resgatar
os emails da conta velha para a nova conta via imap/tcp, eu nao sei
como fazer.
Talvez tenha uma maneira. Veja se tem e qual a mais facil pra vc.

Boa sorte