[FUG-BR] ZFS - Dicas para iniciante

fknet ffkammer em conchalnet.com.br
Segunda Outubro 29 23:34:32 BRST 2012

Boa noite pessoal, estou inciando os testes com ZFS e gostaria da
opinião dos colegas sobre alguns usos dele:

1) Meu SO será instalado em um SSD de 60Gb. Minha pergunta: Devo
instalar o sistema operacional como um todo em partições ZFS ou apenas
parte do SSD devo alocar com ZFS? Se for a primeira opção como fazer a
instalação do freeBSD 9 de forma segura? Se for a segunda opção a melhor
escolha, quais partições devo usar ZFS?

2) Terei 2 HDs SATA 3 7200RPM de 1TB para dados, os quais gostaria que
trabalhassem como RAID0. Neste servidor executarei MySQL5.5, FreeRadius
e Postfix, basicamente. Minha pergunta: Devo colocar o banco de dados do
MySQL, no qual tenho tabelas InnoDB e MyISAM em uma partição ZFS? Melhor
colocar os dados do MySQL no SSD ou no HD SATA 3 7200RPM? Lembrando que
as caixas de correios do Postfix ficarão no HD.

Obrigado à todos que puderem me ajudar com todo tipo de dica.

Fabrício