[FUG-BR] Servidor de email com falha no envio (qmail)

Leonardo Augusto lalinden em gmail.com
Terça Outubro 30 11:17:03 BRST 2012

Voce esta usando vpopmail com mysql ?
Tem multiplos dominios ?

Voce setou corretamento o tcp.smtp ?
no /var/qmail/control, o rcphosts, deve conter apenas os dominios
locais ao que o seu servidor esta cuidando.
o locals deve estar vazio
o virtualdomains deve conter os mesmos dominios que estao listados no
rcpthosts  no formato dominio:dominio
o defaultdomain deve ter apenas um dos dominios listados, o que sera
usado como default.

e o seu tcp.smtp deve conter isso
# cat /etc/tcp.smtp
127.:allow,RELAYCLIENT=""

Eu tive problemas da ultima vez com o smtp auth, ou seja, a
autenticacao smtp para poder enviar emails, ela
serve tambem para evitar o open relay, e quando eu conectava no smtp,
dava um erro na hora de enviar.
Se voce esta usando smtp auth, pode ser isso, tenho que consultar
minhas anotacoes para ver como que resolvi
o problema, se vc nao esta usando o smtp auth, recomendo usar, senao
seu servidor vai virar um open relay da net.

Procure na rede por qmailrocks how to, lá tem secoes de como o cara
instala os componentes de uma suite com qmail.
Me quebrou um bom galho, tem outro com how to no freebsd.com.br.

[]´s