[FUG-BR] OpenBGP com IPv4 e IPv6 (Dual-Stack)

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Sábado Setembro 1 19:27:20 BRT 2012

>>> http://www.pacnog.org/pacnog8/conference/ipv6&4byte-asn-update.pdf
>>> http://www.ipv6.br/bin/view/IPV6/AjudaIPV6Tecnico

> [...]
> ainda, IPv4, com a EBT....Sem sustos, surpresas, travamentos,.....
> como e de esperar com servidores rodando FreeBSD ou OpenBSD....
> A implementação é simples pois muda muito pouco a sintaxe do arquivo
> de configuração ( bgpd.conf ) e uma vez fechada a sessão não tem com o
> que se preocupar. Deu trabalho apenas a configuração do pf pois tem
> que fazer em pilha dupla também, tipo vaklidar o tráfico BGP de seu
> upstream, tráfego em nível 2 pois o serviço é oderefecido em diversas
> VLAns etc etc... mas fora isso sem supresas....
> Implementa ai e posta pra gente depois o resultado!

Opa Ricardo,

Muito bom saber que está funcionando. Nosso router é um  FreeBSD que
também hoje faz o BGP sem problemas e sem sustos com o openbgp.  :) As
vezes esqueço que tenho um router ahahahah
Existem algumas coisas que o openbgp pro FreeBSD não tem e que só tem
implementado no OpenBSD se eu não me engano o lance da criptografia que
envolveria o kernel. Por isso fiquei na dúvida se funcionaria 100% o
dual-stack no FreeBSD. Mas pelo visto deve funcionar muito bem.  :)
Ainda não pedimos nosso bloco não. Estamos primeiro vendo o trânsito com
os fornecedores de upstream. O trabalho vai ser intenso na parte dos
assinantes, é o que estou imaginando.

Ricardo valeu pelo seu feedback e quando implementarmos aqui com certeza
farei um post de como foi e os resultados.  :)