[FUG-BR] FreeBSD no desktop

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Segunda Setembro 3 13:29:25 BRT 2012

Em 03/09/2012 12:21, Alessandro de Souza Rocha escreveu:

> se vc for instalar o FreeBSD, com rwindows e ubuntu, depois que vc
> instalar o FreeBSD, entra no ubuntu e da um update-grub, ai tera tanto
> o windows e FreeBSD sendo gerenciado pelo grub.

O que tentei fazer no meu notebook Lenovo G460 e não consegui foi o
seguinte:

Meu hardware: i3 com 6Gb de ram e HD de 500Gb.

Instalei o Windows 7 64 bits com um tamanho de 250Gb de partição e na
outra partição instalei o FreeBSD 8.3 amd64 porque já havia lido que
dava problema com o 9 por causa do gpt. Bem mas aí eu instalando o 8.3
faria a atualização para o 9 sem problemas. Para gerenciar o boot tentei
usar o GAG 4.10 [1] mas ocorreu o seguinte problema:

1 - Entrava no GAG escolhia o Windows e entrava normalmente.
2 - Entrava no GAG escolhia o FreeBSD também entrava normalmente mas aí
acontecia uma coisa: o freebsd ficava com a partição ativa de boot e aí
simplesmente no próximo boot, meu notebook não funcionava mais nada. Não
entrava nem na bios, nem deixava eu selecionar outro boot, ficava com o
LENOVO na tela e não saía mais dele. Deixei uns 30 minutos para ver se
saía por timeout e nada.

Solução para esse problema: tive que abrir meu notebook, retirar o HD e
colocar numa case USB que eu tinha pra HD de notebook. Aí sim consegui
bootar com um cd de emergência (system rescue cd) e pelo fdisk tirar a
flag de boot do FreeBSD e jogar na partição windows. Coloquei o HD de
volta e voltou ao normal, mas sempre que eu bootava pelo FreeBSD voltava
a flag e eu tinha que retirar o HD e refazer todo o esquema. Bem não sei
que incompatibilidade que deu entre a Bios do meu note e o FreeBSD mas
que foi sinistro, foi.
Era só ativar a partição do FreeBSD que babau meu notebook, mais nada
funcionava. Imagina se eu não tivesse um case usb à mão heim! rsrsrrs

Alguém já passou por isso também e conseguiu resolver?

Como eu tinha pressa em voltar todo o sistema porque é meu equipamento
de trabalho e suporte, então não pude perder muito tempo fazendo testes.
Fiquei um sábado todo tentando colocar esse dual boot pra funcionar e
nada.  :(

[1] http://gag.sourceforge.net/