[FUG-BR] Ideia "fora da caixa" para a agilizar a tradução de documentos oficiais do FreeBSD para pt_BR :)

Quarta Setembro 19 13:58:44 BRT 2012

Em 19/09/2012, às 13:47, Carlos Eduardo G. Carvalho (Cartola) escreveu:

> Cheguei a fazer isso num curso a distância gratuito que dei de FreeBSD no
> início de 2011 num projeto social aqui da empresa onde estou hoje. A
> contra-partida para fazer o curso era traduzir uma parte da documentação. O
> que os alunos fizeram entrou no wikibooks num link que já passei
> antes<http://pt.wikibooks.org/wiki/FreeBSD_Handbook>,
> que foi uma tentativa de facilitar a tradução reduzindo a curva de
> aprendizado do SGML. Os alunos traduziram boa parte do capítulo
> 11<http://pt.wikibooks.org/wiki/FreeBSD_Handbook/Administra%C3%A7%C3%A3o/Configura%C3%A7%C3%A3o_e_Ajuste>,
> [...]

Show de bola.

A ideia então se mostrou funcional em 2 cenários.

Tenho certeza que tem muitos professores aqui nessa lista.

Os que puderem - academicamente falando, se lecionam disciplinas associadas ao tema - conseguem seguir uma estratégia desse tipo, passar partes razoáveis de tradução pra grupos em sala, valendo nota, trabalho ou outro benefício - o professor ajuda, a turma aprende (especialmente se cobrar um "agora explique a parte que você traduziu") e todos contribuem! :-)

Da um modelo fácil de ser seguido e adequado a disciplinas de sistemas operacionais e até de línguas.

Vou compartilhar a ideia onde dou aula. Infelizmente como eu disse as disciplinas que dou não são vinculadas ao tema. Não da pra pedir pra um aluno de pos graduação em Segurança o Redes traduzir documentação do FreeBSD, porque por mais que existam temas de segurança e de redes na documentação, são específicos e não tem assunto pra todos hehehe. Pra alunos de jogos digitais então, mas fácil pedir um game pra iPhone de Beastie VS Tux ehuauhaha.

Se professor por aqui toparem a ideia damos sequencia :D

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800