[FUG-BR] FreeBSD 9.0-RELEASE Congelando

Edson Brandi ebrandi em fugspbr.org
Quinta Abril 18 11:03:08 BRT 2013

Em 18/04/2013, às 09:39, Bruno Oliveira <brnolvr84 at gmail.com> escreveu:

> Bom dia,
>
> Tenho uma servidor virtualizado com FreeBSD 9.0-RELEASE* e estou passando
> por um problema estranho. Todo dia entre 08:00 e 09:00 horas o servidor
> congela, reinicio e volta ao normal.
>
> No ambiente do ESXi não mostra nenhum overflow de CPU/Memória/Disco.
>
> Qual arquivo de registro tenho que analisar para tentar entender o que está
> acontecendo? Neste servidor tenho qmail, vpopmail, apache, mysql,
> roundcube, spamassasim e clamav.
>
> *FreeBSD mail.domain.local 9.0-RELEASE FreeBSD 9.0-RELEASE #0: Tue Jan 3
> [...]

Bruno,

Ocorre todos os dias sempre no mesmo horário?

Já verificou o cron/at se não tem algum job la que possa explicar o comportamento?

Isso me fez lembrar de um amigo que cuidava de um CPD de uma pequena empresa a muitos anos atrás e que uma vez reclamou de algo parecido.
Todo dia por volta das 3 da tarde um dos servidores parava de responder e quando ele ia olhar a maquina havia rebootado.
Depois de semanas de investigação sem sucesso ele decidiu colocar uma webcam monitorando o console da máquina e só ai ele descobriu a causa :)
A nova moça da limpeza vinha todo dia no mesmo horário limpar a sala e tirava o servidor da tomada para ligar o aspirador de pó :D

Edson