[FUG-BR] Qual a melhor alternativa/solucao de firewall em freebsd

Ricardo Ferreira ricardo.ferreira em sotechdatacenter.com.br
Quinta Abril 25 13:41:37 BRT 2013

Em 24-04-2013 14:10, Renato Botelho escreveu:

> A melhor alternativa é aquela que te atende. O ideal é você estudar as
> opções, entender as diferenças entre elas, fazer testes e fazer sua escolha.
>
> No FreeBSD temos disponíveis o pf e o ipfw (nem me lembro se o ipf ainda
> existe).
>
> Já o pfSense é algo completamente diferente, ele é uma plataforma de
> firewall, baseado em FreeBSD + pf (e ipfw pra algumas coisas), com
> gerência via web.
>
> []s
Somente para reforçar o que os colegas tẽm afirmado.... aqui usamos
ambos Pf e ipfw de forma complementar tipo filtro em camada 2 (ipfw) e
dummynet e NAT em (pf)...
Qual seu cenário? pense bem, man pf e man ipfw e construa algo feito sob
medida pra suas necessidades... Dá pra integrar com snmp (ipfw) e botar
no Cacti por exemplo, usar o pfstats... enfim diversão pura...
E ai dúvidas.... posta aí pra gente se souber e puder, ajudar mas aqui
na lista tem muita "fera" em ambos...

--
Cordialmente,

Ricardo Ferreira
Meios de Pagamento - Tecnologia IP
Telecom, Tecnologia e Segurança da Informação
Sotech Soluções Tecnologicas
Rua da Alfazema, 761, 1o. andar - 102/103
41820-710 - Caminho das Ãrvores - Salvador-BA - Brasil
Tel : 55 71 3472.9400 Cel : 55 71 9138 4630

Email:ricardo.ferreira em sotech.com.br
Site: www.sotech.com.br

Esta mensagem é dirigida apenas ao seu destinatário e pode conter
informações confidenciais, não passíveis de divulgação nos termos da
legislação em vigor. Caso tenha recebido esta mensagem por engano,
solicitamos notificar a Sotech Soluções Tecnológicas e excluí-la de sua
caixa postal.

This message, including its attachments, may contain confidential
information. If you have improperly received this message, please delete
it from your system and notify immediately the sender. Any form of
utilization, reproduction, forward, alteration, distribution and/or
disclosure of this content in whole or in part, without the prior written
authorization of the sender, is strictly prohibited.
Thanks for your cooperation.