[FUG-BR] Executar script com baixo privilégio

Marcelo Araujo araujobsdport em gmail.com
Quinta Agosto 8 00:36:18 BRT 2013

Em 8 de agosto de 2013 11:03, <freebsd-request em fug.com.br> escreveu:

>    1. Executar script com baixo privilégio (Marcelo Marra)
>
> Message: 1
> Date: Wed, 07 Aug 2013 13:42:48 -0300
> From: Marcelo Marra <marcelo.listas em conectlan.com.br>
> Subject: [FUG-BR] Executar script com baixo privilégio
> To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
>         <freebsd em fug.com.br>
>
> Caros,
>
>      Possui um script em nosso servidor que executa várias ações e o
> mesmo coloca no cron para executar de 1h em 1h mas toda vez que o script
> roda ele toma conta do servidor ou seja utiliza 100% de HD e CPU, sendo
> [...]
Olá Marcelo,

Já pensou em usar "Resource Containers"?

*root em controllerB:/home/araujo #* rctl -hu process:1000
cputime=0
datasize=36k
stacksize=0
coredumpsize=0
memoryuse=12M
memorylocked=0
maxproc=1
openfiles=0
vmemoryuse=54M
nthr=1
nsemop=0
wallclock=4322
*root em controllerB:/home/araujo #* rctl -a process:1000:memoryuse:deny=12M
*root em controllerB:/home/araujo #* rctl -a process:1000:memoryuse:log=12M

No exemplo acima eu tenho um processo pid 1000 que não pode usar mais que
12M de memória.

Você pode definir cputime entre outras opções para controlar o quanto o seu
script vai utilizar de recurso de máquina.

manpages: rctl(8), rctl.conf(5)

Abraços.
--
Marcelo Araujo