[FUG-BR] Problemas com mac address no cluster

Christiano Liberato christianoliberato em gmail.com
Sexta Dezembro 6 16:55:14 BRST 2013

Caros,

tenho dois servidores openvpn em cluster. São dois linux com drbd +
heartbeat.
A replicação dos dados com drbd está ok. O problema está no heartbeat.

server01: 192.168.18.248
server02: 192.168.18.249
heartbeat: 192.168.18.22

Quando o server01 está como master, ele cria a interface eth0:0 com ip
192.168.18.22 e utiliza o mesmo mac address da sua eth0

E quando o server02 está como master, ele cria a interface eth0:0 com ip
192.168.18.22 e utiliza o mesmo mac address da sua eth0

Aí que estou com problemas. No firewall tenho regras fazendo
redirecionamento para 192.168.18.22 quando vem o acesso do openvpn.
Mas parece que o firewall nao esta lidando bem com esta "troca de mac
address" para o mesmo ip, no caso o 192.168.18.22.

Alguém tem algo parecido para dar uma força?

Valeu!!