[FUG-BR] Freebsd para desktop

Marcel Bonnet marcelbonnet em gmail.com
Quarta Dezembro 11 14:02:54 BRST 2013

On 30/10/2013, Cleyton Agapito <cragapito em gmail.com> wrote:

> Olá Neilson,
>
> Eu uso o BSD como desktop e sistema principal em casa desde 2003 e no
> trabalho desde 2010 e aprecio cada momento, na minha opinião demora um
> pouco pra perceber o que ele tem de melhor a oferecer, mas tendo
> experiência com linux isso acaba ficando mais evidente.
>
> Apenas com windows não tanto porque são tão diferentes quanto um bom
> vinho e um suco de laranja.
>
> No início é recomendável não ter muita pressa porque ele não revela
> toda sua beleza rapidamente, depois fica difícil trocá-lo por outro.

> [...]

[atrasado, como de costume], mas acho que é motivador e deve constar
nos anais deste respeitado fórum:

Eu também instalei o FreeBSD, inicialmente, para desenvolvimento. Comecei com:
- java (framworks para web)
- mysql
- wm fluxbox
- eclipse IDE
- firefox
- e o falecido port do mysql tools (ou coisa parecida) que tinha
aquele editor SQL legalzinho e um modelador visual do BD

Detalhes extremamente motivadores e que renderam altos bullyings dos
amigos e colegas de facul viciados em M$ rWindows:

- rede só cabeada. Sem driver da Real Treko pro wifi (ele é USB internamente)
- música para programar feliz: NÃO. Nenhum driver funcionava pra mim.
- aceleração de vídeo: NÃO. Tinha que usar VESA, e a cada switch do
terminal gráfico pro console phodia tudo, não via mais nada, só um
monte de faixas cinzas e brancas com fundo preto, trepidando na minha
frente.

E foi assim que tudo começou, como diria Deus: um caos. Mas eu não desisti.
Então, vai em frente.
Covardia é vocês falarem em e usarem MacOS, logo agora que eu estava
me livrando (de novo) de uma inclinação suicida consumista. Parece que
tenho que ser mais forte do que quando usava um notebook sem drivers!

Ah, sim: acho que levou entre 2 e 3 anos fazendo força pra ser feliz e
me divertindo com o FreeBSD todo pelado, sem nem música pra ouvir até
que, gradativamente, foram entrando fontes novos no src pra fazer o
Wifi funcionar, o áudio (até hoje com um patch que acho que não entrou
no source ainda) e o VESA, adeus desgraçado: há coisa de um mês eu
consegui uma revisão do openchrome que funciona. Agora acabou a
emoção, vou ter que comprar um notebook novo todo incompatível ou
vender a alma pra ter um MacOS X com os programas que desejo.

Enquanto isso, veja meu site (monovox.org) e você vai ver uma brigas
boas com softwares de áudio: eu me esforço pra usar o BSD em produção
musical, no tempo livre (que tempo? enfim...).

O legal é o desafio, e as conquistas que a gente faz.

--
Marcel Bonnet
www.monovox.org