[FUG-BR] Freebsd para desktop

Nicolas Wildner nicolas em tbl.com.br
Quarta Dezembro 11 14:27:06 BRST 2013

>[atrasado, como de costume], mas acho que é motivador e deve constar
>nos anais deste respeitado fórum:
>
> Eu também instalei o FreeBSD, inicialmente, para desenvolvimento. Comecei com:
>- java (framworks para web)
>- mysql
>- wm fluxbox
>- eclipse IDE
>- firefox
>- e o falecido port do mysql tools (ou coisa parecida) que tinha
>aquele editor SQL legalzinho e um modelador visual do BD
>
>Detalhes extremamente motivadores e que renderam altos bullyings dos
> [...]

Adicionando também a lista: Depois de algum sofrimento
o FreeBSD tem rodado bem no meu "sub-notebook" da hp.

Nas versões 9.1 e 9.2 tomei muito na cabeça. Drivers que não funcionavam,
ausência de áudio, wireles(bcm4313) apenas através do ndis que congelava
ao ponto de querer esmurrar o teclado, e os mesmos problemas relatados pelo
Marcel com o famigerado vesa.

Já Beta4(10.0) tem sido minha maracugina. O áudio é o mais puro "state of art",
e funciona redondo, bluetooth, radeon(kms) no X, e o ndis funciona funciona
que é uma beleza como solução temporária para a falta de um driver próprio para
minha placa wifi. Módulo acpi_video, habilitou sem reclamar os botões de brilho
da tela. Sem os snapshots diários do /usr/home com zfs.

Enfim. A cultura do "eat your own dogfood" é bastante presente no OpenBSD,
mas vejo a falta dele em alguns usuários do Free. Mas tem mudado :)

Agora o notebook tá rodando tão bem, que nem quero atualizar quando o release
10.0 sair....hehehhe

Nícolas Wildner
Analista de Infraestrutura de TI
Transportes Bertolini Ltda.