[FUG-BR] Problemas com IPv6

Samuel Peres samuelperes em migtelecom.com.br
Terça Dezembro 17 18:32:26 BRST 2013

Saudações a todos,

Estou com um problema estranho de roteamento IPv6 e não estou
conseguindo resolver. Utilizo o FreeBSD-9.2 com OpenBGPD (versão do port
é 5.2.20121209) e tenho 2 sessões BGP IPv6 funcionando, uma com a Algar
e a outra com a Hurricane Electric. Recentemente solicitei ao PTTMetro a
ativação de um VLAN IPv6, eu passei o mac-address para eles,  os caras
me passaram o IP de interface, IPs dos neighbors e configurei aqui, ok,
até ai tudo certo. O problema é que quando a sessão IPv6 está ativa com
a Algar, eu não consigo "pingar" os endereços IPv6 do PTT.  Quando
desativo a sessão com a Algar ou quando filtro todos os prefixos que
recebo, "resolve" o problema, mas sinceramente não entendo porque. Com
todos os prefixos v6 que recebo da Algar,  vejo com netstat  que a rede
correspondente ao IP configurado na VLAN do PTT (/64) está apontando
para a interface correta e o traceroute6 também me mostra que a
requisição está partindo do IP correto.
Fiz um teste radical colocando um Linux com Quagga no lugar e não teve
esse problema, funcionou sem eu mexer em absolutamente nada.

No FreeBSD já tentei mexer em algumas sysctl relacioanadas a IPv6, já
verifiquei com tcpdump para ver se encontrava algo e olhando com netstat
-s, a única coisa estranha que observei foi alguns erros de neighbor
solicitation e neighbor advertisement. No rc.conf, tenho:

ip6addrctl_policy="ipv6_prefer"
ipv6_network_interfaces="auto"
ipv6_activate_all_interfaces="YES"

Alguma dica?