[FUG-BR] Problema Indefinido

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quarta Fevereiro 6 10:09:32 BRST 2013

Em 06/02/13 08:34, Paulo Quartieri escreveu:
> À quem ajudar possa
>
> Tenho um servidor com FREEBSD 9.0 current 2 com Postfix + Mysql + dovecot +
> roundcube (desabilitei o spamassassin por enquanto), apache, etc.. que
> estava funcionando sem problemas por vários anos mas de novembro/2012 em
> diante começou a acontecer o seguinte problema, que não sei diagnosticar
> (por pura incompetência), e por isto peço auxilio à lista:
> De tempo em tempo, aleatoriamente, as conexões com o banco de dados ficam
> 'retesados' (consulto as conexões ativas no Mysql e são centenas) e depois
> [...]
Olá Paulo,

Vamos começar com umas coisas mais básicas que no passado foram as
causas de problemas que tive.
1º já fez um teste no disco ou discos? Faz um teste de escrita com o
comando de exemplo abaixo:

# dd if=/dev/zero of=/mnt/teste.bin bs=4k count=200000
200000+0 records in
200000+0 records out
819200000 bytes transferred in 7.252038 secs (112961350 bytes/sec)
# bc
112961350/1024/1024
107

No exemplo acima a velocidade +/- é de 107MB/s
Valores abaixo de 100MB/s em HDs SATA II já não é legal. Já peguei casos
dando 10MB/s, valores bem baixos e que normalizaram quando ativei o AHCI
na Bios. Pode ser uma idéia.
Cheque também por problemas físicos no disco, dê uma olhada nos logs
para ver se existe alguma possível indicação disso.

2º já fez um mysqlcheck na base de dados para ver se não tem nada
corrompido? Procure habilitar o log do slow queries para gerar um log
das queries mais lentas e tentar identificar algum outro tipo de problema.

3º procure checar com o tcpdump na interface de rede se existe algum um
provável ataque nas portas 25,587 e 465 tentando floodar esses serviços.

4º ZFS, no passado tive um problema usando o ZFS no meu servidor de
correio. Eu usava o UFS e funcionava perfeito, quis experimentar o ZFS e
do nada o amavisd ficava travando em 100% de uso de CPU, o disco ficava
com um I/O muito alto e aí a fila ficava parada aglomerando emails.
Voltei para o UFS e pronto, meus problemas acabaram.  :)  Isso foi na
versão 9.0-RELEASE ainda. Não sei agora na 9.1 ainda mais que houveram
algumas melhorias no ZFS.

Podes começar por essas dicas aí.  :)

Grande abraço,
Gondim