[FUG-BR] Freebsd > backup de arquivos de sistema?

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quinta Fevereiro 7 12:17:31 BRST 2013

Em 07/02/13 11:57, Welinaldo Lopes Nascimento escreveu:
> Olá pessoal,
>
> Felizmente eu nunca tive problemas com firewalls em produção a não ser
> inconsistência de arquivos ufs causadas por alguma falha de energia.
> Faço sempre backups de arquivos de configurações básicas, mas ainda tenho
> dúvidas, quais arquivos realmente preciso fazer backups para uma possível
> pane?

Bem, isso vai depender do que você sente que precisa salvar rsrsrsrsr
esse "sente" ficou meio estranho mas foi na melhor das intenções. É que
normalmente quando precisamos de um backup e descobrimos que não temos,
a coisa entra dura. HaHahAHaHaha

Aqui eu faço das base de dados diariamente e do sistema inteiro, uma vez
por semana. Mas isso, pra mim, é o suficiente. Quando eu faço um backup
do sistema inteiro eu uso o tar e faço tipo assim: tar -czpf
/diretorio_backup/arquivo.tar.gz --exclude=/usr/src/*
--exclude=/usr/ports/* /

Sendo que se você tiver um kernel optimizado e/ou ports aí vai precisar
salvar essas coisas, na verdade qualquer coisa que você tenha alterado
em /usr/src ou /usr/ports.
Procure avaliar o que é realmente importante e pense sempre que em uma
pane, o que você vai precisar ter para voltar rapidamente o serviço.
Ainda mais se for algo crítico onde teria que entrar recursos de alta
disponibilidade.

Grande abraço,
Gondim