[FUG-BR] Servidor FTP e regras do PF

vic vic em wa.pro.br
Quinta Fevereiro 14 17:23:23 BRST 2013

resposta no final :P

Em 2013-02-14 16:43, Rodrigo Mosconi escreveu:
> O ftp-proxy está rodando com a flag -R?

Rodrigo, o uso do ftp-proxy faria sentido se o firewall estivesse
fazendo NAT para um servidor FTP, mas nesse caso ele já comentou que o
PF e o serviço ftp estão no mesmo host.

Enio, vale lembrar que se esse seu servidor estiver atrás de NAT, então
no equipamento que faz o NAT deve ter o redirecionamento para as portas
passivas.

E ainda sobre essas, ratifico que se você estiver usando FreeBSD,
atente que apesar a FAQ do PF ser a documentação indicada, não esqueça
que existem diferenças entre os sistemas (OpenBSD e FreeBSD), como o
OpenBSD usar para porta FTP passiva o indicado na FAQ e o FreeBSD
respeitar as sysctl que indiquei e checar qual a configuração do
software ftp usado.

ps: agora que notei que ao invés de simplesmente colocar a sysctl eu
copiei com os valores que uso num servidor aqui :P