[FUG-BR] update

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Quarta Janeiro 2 22:34:20 BRST 2013

Em 02/01/13 18:11, Renato Frederick escreveu:
> Eu sempre fiz daquela maneira, apesar da recomendação do single user,
> mas remoto eu arrisco, só tive problema uma ou 2 vezes quando cismei de
> fazer upgrade de 4 prá 5, umas loucuras assim...
>
> ultimamente com o portupgrade também não tenho problema nenhum com
> atualização de ports instalados, dá pra atualizar sistema + kernel +
> programas tranquilamente, apesar da demora de horas e horas.
>
> Abraços a todos
Opa Renato,

Se você estava com o PRERELEASE era porque você estava usando o STABLE
do 9, correto?

Nesse caso se você quiser continuar com o STABLE e ficar com 9.1-STABLE
você pode fazer como eu fiz:

svn co svn://svn.freebsd.org/base/stable/9 /usr/src

Aí depois:

make buildworld && make buildkernel KERNCONF=SEU_KERNEL

Depois você não vai conseguir fazer o installkernel porque vai precisar
adicionar um novo user no /etc/master.passwd. Devido à alguns scripts
novos que usam ele:

auditdistd:*:78:77::0:0:Auditdistd unprivileged
user:/var/empty:/usr/sbin/nologin

Aí ele vai pedir para você fazer um: mergemaster -p

Após adicionar esse user aí sim:

make installkernel KERNCONF=SEU_KERNEL
make installworld
merdamaster ops rsrsrs mergemaster -i -F

e eu ainda faço:

make delete-old
make delete-old-libs
reboot

e depois checo com pkg_libchk -r -q   (pacote: bsdadminscripts) se algum
pacote meu ficou quebrado e por isso vai precisar ser recompilado.  :)

Esse usuário novo só vai precisar se você for usar o 9.1-STABLE. Ele não
está definido no 9.1-RELEASE.

Grande abraço
Gondim