[FUG-BR] FreeBSD no ESXi 5.1 (open-vm-tools x vmware tools oficial) - problemas com Clang

Welkson Renny de Medeiros welkson em gmail.com
Quinta Janeiro 10 10:38:48 BRST 2013

Senhores, bom dia!

A cerca de 15 dias migrei um BSD antigo (FreeBSD 7.0 i386) para um novo
hardware (Dell com HD SAS 15K RPM com RAID 1 usando controladora Perc,
etc.). Como o novo hardware é suportado pelo VMWARE, e já uso VMWARE ESXi a
algum tempo com outros SO`s (Linux, Windows), decidi então instalar o
FreeBSD virtualizado.

Baixei o FreeBSD 9.1 (ainda não tinha sido lançado a ISO oficial, por sorte
que quando lançaram não houve qualquer mudança), e instalei a versão AMD 64
sobre o ESXi 5.1.

Conversando sobre o processo de instalação com o Wellinaldo (GTalk), ele me
sugeriu usar o ZFS (eu tinha a impressão que ZFS era meio "gambiarra", mas
muita gente já está usando em produção, então vamos lá...)... instalei com
ZFS, etc.

Chegou na parte de instalar o VMWARE Tools... como a VMWARE suporte o
FreeBSD 9 (no meu caso é 9.1, não sei como fica), decidi então não usar o
Open-VM-Tools (como o ESXi 5.1 foi lançado a pouco tempo, não sei como está
o suporte pra ele). Montei o CD-ROM com a instalação do VMWARE-TOOLS, segui
os passos descritos nesse site:
http://www.rhyous.com/2012/05/09/installing-vmware-tools-on-freebsd-9-without-xorg/

Observe que eles recomendam desativar o clang no MAKE.CONF (ou seja, usar o
GCC puro), e recompilar o kernel... eu fiz isso, tentei recompilar, e foi
exibido um erro exatamente na linha do make.conf que desativa o Clang (não
lembro o erro, mas para o momento não vem ao caso).

Tentei algumas dicas da internet, não funcionou... usei então o
Open-VMWARE-Tools do ports... compilou tudo certinho, carregou os módulos,
configurei o RC.CONF, etc.... já está em produção a algumas semanas, e está
tudo funcionando sem problema algum.

Minha pergunta é a seguinte: o que vocês acham mais seguro? usar o
Open-VMWARE-Tools e seus possíveis bugs [1], ou tentar resolver esse
problema do make.conf usar a distro oficial da vmware? (lembrando que eles
desativam o clang, e pelo que li, o clang será o C oficial do BSD daqui pra
frente... em resumo: os erros que alguns ports tem hoje por não serem
compatíveis com clang pode ocorrer ao contrário no futuro, ports quebrarem
porque não rodam com GCC).

Espero ter sido claro.

Welkson Renny