[FUG-BR] [Off-Topic] Skype&MSN

Lucas Dias lucasmcz em gmail.com
Segunda Janeiro 28 11:18:49 BRST 2013

Em 28 de janeiro de 2013 09:44, Welkson Renny de Medeiros <welkson em gmail.com
> escreveu:

> Marcus,
>
> Eu acredito que a tendência é focar no endpoint mesmo (proteção a nível de
> processo, e não somente analisando o "tráfego" que passa pelo gateway)...
> se não for dessa forma, vai ser complicado bloquear o skype (e outras
> ferramentas que também usam criptografia, p2p, etc.).
>
> Para dispositivos móveis realmente é uma complicação... para os
> computadores deve ser mais fácil (uma GPO no AD, ou algo do tipo).
>
> Welkson

Tirando as discussões sobre o top-posting, a discussão está interessante.

Vejo que tecnológicamente a coisa será complexa. A alternativa que vejo
eficiente, é alinhar a tecnologia com a política interna da empresa.
Implementa-se o que puder em relação a bloqueio, e ainda alinha alguma
norma proibindo ou restrigindo o uso.
Se for lei, e houver punição na empresa, acho que o uso cai por, mas não é
evitado.

Se a idéia é Monitoramento como ocorria com o IMspector, é esperar o
mercado mostrar alguma coisa homologada.

Já vi SysAdmin dropando uma penca de /24 do Skype. Quando isso ficar 100%
integrado com MS, acho que vai dar biziu =)

--
.:: Lucas Dias
.:: OS3 Soluções em TI