[FUG-BR] FreeBSD reiniciando

Cleyton Agapito cragapito em gmail.com
Quarta Janeiro 30 10:02:21 BRST 2013

Em 30 de janeiro de 2013 09:39, fknet <ffkammer em conchalnet.com.br> escreveu:
> Bom dia pessoal,
>
> Ocorreu 2 vezes nos últimos 5 dias de um servidor meu reiniciar sozinho,
> vasculhei os logs e não consegui identificar nada de anormal. O que eu
> posso verificar para tentar descobrir o motivo destes boots misteriosos?
>
> FreeBSD 9.0-RELEASE FreeBSD 9.0-RELEASE #0: Fri Nov 30 19:22:13 BRST
> 2012 root em server1:/usr/obj/usr/src/sys/GENERIC  amd64
> O servidor é um Supermicro.
>
> Obrigado

Olá Fabrício,

O meu lá em casa começou a fazer isso lá por setembro do ano passado,
eu tinha reservado espaço para crash dump mas não tem nada de muito
útil, em geral é page fault mas chegou a dar instrução ilegal e até
quebrar no processo idle (que não faz nada), no teu caso deve estar
dando panic, o padrão é reiniciar (e não ficar travado como no Linux).

Em primeiro lugar precisa verificar as memórias, são as maiores vilãs,
depois verificar a temperatura dos processadores, em seguida as
tensões da fonte, pode acontecer da fonte deteriorar (os capacitores)
e ir reduzindo a capacidade, o certo é testar com outra, se lembrar de
outras verificações de hardware elas tem prioridade.

Outra coisa, você está usando SUJ? Se tiver vá em modo solteiro
(single, hehe) passe o fsck duas vezes nas partições que tem ele
ativado, na primeira vez ele pergunta se quer usar o journal, o que é
uma boa ideia, depois ele reclama que a data não bate e vai forçado,
aí é que aparecem uma pilha de erros escondidas, depois que resolvi
isso o meu não travou mais (faz pouco tempo, cedo pra cantar vitória
ainda).

Se fez atualização recente recompile/reinstale os ports que tem kmod
no nome, alguns aparecem em /boot/modules mas alguns não, isso pode
dar pane também.

Boa sorte!