[FUG-BR] Limitação de mac address por interface?

Luiz Otavio O Souza lists.br em gmail.com
Terça Julho 2 18:19:31 BRT 2013

2013/7/2 Renato Frederick <renato em frederick.eti.br>

> limite é
> 600

> 32

> aumente

> Opa,
>
> Eu olhei aqui, hoje com o PTT-SP eu tenho 296MAC cadastrados. Então, a
> princípio não precisaria de mexer com isto, caso o cliente conecte-se
> apenas a 1 PTT.

Eu conversei com o Marcelo (araujo@) em private e peguei algumas
referencias com ele para essa modificação:

http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-net/2012-December/034108.html
http://lists.freebsd.org/pipermail/freebsd-net/2012-November/033786.html

No segundo link há um formula interessante para o calculo dessa variável
que é:

Número esperado de MACs / 4

Porém diferente do que ficou parecendo na mensagem do Marcelo essa variável
não determina um limite estatico para o número máximo de macs na tabela
arp. Isso ainda é determinado pela memória disponível no sistema (e talvez
arquitetura...).

Nos próprios links vocês vão ver os comentários de 2.000-3.000 (e ainda
3999) endereços na tabela (com o valor default de 32).

Aumentando a número de entradas na tabela hash melhora o funcionamento do
sistema nesses casos (on há milhares de endereços na tabela).

Att.,
Luiz