[FUG-BR] [GTER] Router BGP usando Linux c/ Quagga e tráfego acima de 2Gbps

Quarta Julho 3 14:02:43 BRT 2013

Em 02/07/2013, às 17:58, Marcelo Gondim <gondim em bsdinfo.com.br> escreveu:

> [...]

Não tem que ter patch nenhum, so a GPU tem que ser Nvidia, habilita via kenv ou loader.conf, acho que tem sim uma penca de coisa experimental pra Radeon e outras GPU mas não mexi em nada disso experimental ;-)

Agora o que eu quero mesmo é um uso eficiente de GPU pra interrupt requests de placas com MSIX em especial igb, isso é mais benéfico.

Agora pra rotear 2Gbps não precisa de nada disso. Convenhamos se estivermos falando de 2Gbps agregado tenho um equipamento ServerU em mãos que estou fazendo testes de RFC2544 que ja deu mais de 2Gbps com pacotes de 768 bytes em 2 core SMT de 1.8Ghz bastando separar direitinho com cpuset as interrupções.

Acho que buscar 10Gbit/s sim pode precisar envolver GPU de forma não experimental mas como eu disse mais pra interrupções do que encaminhamento de pacote propriamente dito. Mesmo porque pra encaminhamento de pacote eu hoje acho mais promissor no FreeBSD olhar pro Netmap+VALE do Luigi Rizzo do que GPU. Essa sim é uma área que vale a pena investigar. Desde que o Suricata por exemplo ganhou suporte a Netmap, multiplicou por 12 a capacidade de interceptação de pacotes em redes Intel.

Mas ai é pra falar de 10Gbps a 20Gbps nao 2.

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
Tel.: (31) 3516-0800