[FUG-BR] Gerenciador de e-mail - Thunderbird consumindo 1500Mbs/100% de CPU

vic vic em wa.pro.br
Quarta Julho 10 14:04:34 BRT 2013

Em 2013-07-10 11:16, Renato Botelho escreveu:

> Eu não sei qual é o default do Thunderbird, mas sei que ele tem uma
> opção pra baixar todas as mensagens pra uso offline. Se isso estiver
> habilitado em todas as suas pastas, ele vai ter que baixar todos os
> emails e indexar tudo, deve consumir muito recurso mesmo.
>
> Se for possível, deixa essa opção desabilitada pra maioria das pastas e
> habilita apenas pras pastas onde vc precisa de acesso offline.
>
> Dessa forma ele vai baixar apenas os headers de todos os emails, e vai
> baixar o corpo do email apenas quando você abri-lo.

> [...]

Essa opção é a pesquisa global. Se você usa a caixa de pesquisa global
(não confunda com a de filtro) ou a extensão thunderbird conversations,
não desative.

O thundebird usa arquivos sqlite para armezenar muitos metadados,
inclusive essa da pesquisa global. Você pode otimizar esses arquivos
fechando o thunderbird e no diretório do seu profile executar

for i in *.sqlite; do sqlite3 $i vacuum; done

Eu li em algum lugar que otimizar esses arquivos melhora a performance
do thunderbird (e do firefox), principalmente na inicialização. Eu noto
uma melhora depois que a otimização reduz muito o tamanho dos arquivos.

Eu tenho uns 120k de mensagem em uma conta e o uso da memória varia
entre 180-240m.

--
vic
http://choppnerd.com