[FUG-BR] Freenas: Mensagem: ZFS WARNING: Unable to attach do ada1

Ricardo Campos Passanezi riccp em ige.unicamp.br
Quinta Julho 18 08:53:01 BRT 2013

On Wed, Jul 17, 2013 at 07:22:52PM -0300, joao jamaicabsd wrote:
> Boa noite.
> Esta mensagem está aparecendo no meu console do Freenas:
>
> GEOM_NOP: Device gtp/ada4.nop removed.
> ZFS WARNING: Unable to attach to ada1
>
> Sendo que os arquivos de ada1 consigo usar normal (por enquanto).
>
> O que pode ser isso? Que posso fazer para resolver.

Bom, pelo que você diz aqui, parece que você está confundindo as coisas.

O device gpt/adaX.nop é criado quando você formata o disco com
alinhamento 4k.

Se você tinha o disco em ZFS, o ideal para montá-lo em outra máquina
acredito ser o "zpool import" (mas isso não deve funcionar caso use
raidz, raidz2; talvez usando "mirror").

O motivo dos arquivos estarem disponíveis no NAS é pela própria
característica do sistema (não dá para saber, mas parece que está num
"mirror" do ada1.nop e ada4.nop).

Pela interface do freenas você deve conseguir consertar isso.
Basicamente deve ser mandar substituir o disco defeituoso do pool.

Através de um console, você consegue ver a saída do comando "zpool
status" no freenas?

Não uso o freenas mas o nas4free, para testes e não tenho discos com
mais de 1Tb. Mas veja o exemplo:

# zpool status
  pool: images
 state: ONLINE
  scan: none requested
config:

  NAME          STATE     READ WRITE CKSUM
  images        ONLINE       0     0     0
    raidz1-0    ONLINE       0     0     0
      ada0.nop  ONLINE       0     0     0
      ada1.nop  ONLINE       0     0     0
      ada2.nop  ONLINE       0     0     0

errors: No known data errors

Os discos foram formatados usando a interface, onde tenho dentre as opções:

Sistema de arquivos: UFS | FAT32 | EXT2 | Software RAID | ZFS storage
                     pool device

Formato Avançado: ( ) Permitir Formato Avançado (4 KB sector)

Esse "formato avançado" é o "responsável" pelo ".nop"...

> Não estou achando nada na net referente a isso e não sei o que devo fazer.
>
> Outra pergunta, tem alguma forma de fazer backup no freenas.

Como não uso o freenas, fica difícil responder essa, mas você pode
montar um disco de rede e copiar via rsync, tar, dump, por exemplo. Mas
isso é só uma ideia.