[FUG-BR] Xorg + radeon driver + black and disable CRT0

Clayton Eduardo dos Santos claytones em bsd.com.br
Sexta Julho 26 15:06:18 BRT 2013

Em 23 de julho de 2013 15:19, Nilton Jose Rizzo <rizzo em i805.com.br>escreveu:

>     Pessoas
>
>        Tenho uns problemas com o xorg 1.7.7[1], ele funcionou bem
> durante alguns dias, porém depois de executar um programa (black-box[2])
> o X roda mas apresenta uma tela preta e não consigo mudar para os terminais
> (<CTRL>+<ALT>+<Fn>) e tbm remotamente não consigo matar o processo do X,
> só desligando o computador.
>
>    Procurei na rede mas as referencias sobre este problema vem deste as
> versões 7.x do FreeBSD ... não acetido que isso não tenha sido consertado
> ou previsto na nova versão do X.  Alguem tem alguma solução, ou já passou
> [...]

Olá Rizzo,

Também tive problemas com uma Radeon 6310M no FreeBSD 9.1 Release.
Além dos problemas que você mencionou também não conseguia dar um simples
logout no X.
O problema está relacionado com a implementação do driver Radeon KMS no
FreeBSD , necessário nas novas séries de GPU's da AMD, que até o momento
não existia.
Um desenvolvedor já está trabalhando nisso, conforme pode ser visto nesse
link: https://wiki.freebsd.org/AMD_GPU .
Se não quiser esperar até a versão 10 Release, sugiro que acompanhe o
trabalho dele e vá testando até obter sucesso, ou utilize o modo VESA, onde
infelizmente não poderá contar com aceleração 3D nem resoluções widescreen.
Nos próximos dias vou pegar um notebook que tenho aqui com APU AMD e-350 e
tentar colocar pra funcionar, se eu conseguir posto aqui.

[ ]'s

Clayton