[FUG-BR] Panic no sbdrop

Marcelo Gondim gondim em bsdinfo.com.br
Segunda Julho 29 07:56:32 BRT 2013

Essa aqui é pro Araújo e outros desenvolvedores rsrsrsrsrs

Naqueles meus testes com o mpd, que depois de um tempo recebia um panic
após algumas horas de ataque de usuário inválido, decidi retomar os
testes. Reparei que não acontece somente o panic seguido de boot, às
vezes o processo mpd pára de funcionar e aí quando tento dar um kill -9
nele o panic acontece.
Também notei que sempre ocorre com esse sbdrop panic.

Achei uma msg antiga, num fórum, de um cara que teve esse problema com a
interface Intel que usa o driver igb, igual ao driver que uso aqui. Ele
postou isso:

  We are looking into this problem a bit. The panic is reproducible
easily by means of big http trafic. We ran apache benchmark on 3 next
servers: ab -c40 -n20000000 'http://thehost/somesmallfile'
<http://thehost/somesmallfile%27>. After just some minutes panic occurs.

  However, after decreasing hw.igb.num_queues to 4 (default value is 8),
it occurs only after 2 hours.

  Finally, the server with hw.igb.num_queues=1 works good already 7 days.

  It seems that some problem happens during parallel tcp processing.

Estou testando com o aumento desse parâmetro cujo default era 0, para
ver se surte algum efeito diferente. Mas alguém saberia explicar o que é
esse sbdrop?
Estou usando nos testes dois FreeBSD sendo o atacante 9-STABLE e o
servidor PPPoE um 9.2-BETA1.

[]'s
Gondim