[FUG-BR] Storage NAS com ZFS ou UFS

Vinícius Zavam egypcio em googlemail.com
Quarta Julho 31 10:18:00 BRT 2013

2013/7/29 Luiz Otavio O Souza <lists.br em gmail.com>

> somente
> >

> Gustavo,
>
> Independente da questão do RAID, sempre que você pretenda utilizar vários
> discos o ZFS é uma boa escolha. A qualquer momento você pode adicionar e/ou
> remover discos do seu pool.
>
> Se o seu sistema comporta bem o ZFS (64bits, com memória sobrando) você não
> terá problemas.
>
> Luiz

ainda me atrevo a dizer que, com uma ligeira escovada, vc nem precisa de
'taaaaanta' memória sobrando (caso realmente não tenha um hardware top de
linha disponível, ou quaisquer fatores que não te ajudem numa BOA
implementação dum storage caseiro, ou de pequeno porte).

CPU: Intel(R) Core(TM) i3-2100 CPU @ 3.10GHz (3093.04-MHz K8-class CPU)
real memory  = 2147483648 (2048 MB)
10:20AM  up 1 day, 15:11, 6 users, load averages: 0.37, 0.30, 0.26

FreeBSD 9.1-STABLE #0 r253119: Wed Jul 10 10:11:20 BRT 2013 GENERIC  amd64

root em box:~ # df -Th
Filesystem                 Type         Size    Used   Avail Capacity
Mounted on
zroot                      zfs           92G    1.3G     91G     1%    /
devfs                      devfs        1.0k    1.0k      0B   100%    /dev
procfs                     procfs       4.0k    4.0k      0B   100%    /proc
fdescfs                    fdescfs      1.0k    1.0k      0B   100%
/dev/fd
linprocfs                  linprocfs    4.0k    4.0k      0B   100%
/compat/linux/proc
zroot/tmp                  zfs           91G    7.5M     91G     0%    /tmp
zroot/usr                  zfs          100G    9.3G     91G     9%    /usr
zroot/usr/home             zfs          123G     32G     91G    26%
/usr/home
zroot/usr/ports            zfs           93G    2.3G     91G     2%
/usr/ports
zroot/usr/ports/distfiles  zfs           95G    4.2G     91G     4%
/usr/ports/distfiles
zroot/usr/ports/packages   zfs           91G    302M     91G     0%
/usr/ports/packages
zroot/usr/src              zfs           92G    1.0G     91G     1%
/usr/src
zroot/var                  zfs           91G     88M     91G     0%    /var
zroot/var/crash            zfs           91G    148k     91G     0%
/var/crash
zroot/var/db               zfs           91G    298M     91G     0%
/var/db
zroot/var/db/pkg           zfs           91G     54M     91G     0%
/var/db/pkg
zroot/var/empty            zfs           91G    144k     91G     0%
/var/empty
zroot/var/log              zfs           91G    792k     91G     0%
/var/log
zroot/var/mail             zfs           91G    156k     91G     0%
/var/mail
zroot/var/run              zfs           91G    428k     91G     0%
/var/run
zroot/var/tmp              zfs           91G    328k     91G     0%
/var/tmp

processos?
Xorg (gnome2 executando porque compartilho desktop com mais alguém, qndo
necessário); firefox (icedtea funfando de boa); npviewer.bin (grooveshark e
youtube de boa); VirtualBox (executando uma VM com win2k3 licenciado.
ehehe); terminais aqui e ali (screen/tmux deixando processos em
background), eclipse... blablabla...

PS: utilizo isso como desktop num laboratório de pesquisa, o que NÃO será o
caso utilizado pelo Gustavo. faço, aqui, apenas um comentário sobre o
uso/cenário de ZFS num dos sistemas que tenho.

--
Vinícius Zavam
profiles.google.com/egypcio