[FUG-BR] Rede no FreeBSD rodando sobre o XEN no NetBSD.

Adiel de Lima Ribeiro adiel.netadmin em gmail.com
Quarta Julho 31 15:50:08 BRT 2013

On Wed, 2013-07-31 at 14:41 -0300, Francisco Cardoso wrote:

> [...]
>
> Então há uma boa chance de você ter algum problema de configuração no
> host e, como possibilidade mais remota na minha opinião, podemos estar
> lidando com bug no hypervisor. Acho isso mais remoto porque você está
> fazendo algo muito simples.
>
> Nenhuma chance de problemas de firewall no host? É possível você dar
> ao guest outra placa de rede que não a re0 para testar? O que você
> quer dizer com "não há comunicação com a rede física"? Já tentou
> colocar um servidor DHCP e a placa do guest pra pegar IP dinâmico e
> ver se chega alguma comunicação na virtual interface?

O firewall ainda nao foi habilitado, no Linux tem uma Wiki dizendo para
desabilitar o arp tables, no meu NetBSD isso seria tratado no pf. Testei
com Guests i386, mesmo problema.
É outra máquina física agora, mesmo problema.
Com certeza é algo que passou despercebido da minha parte.
Eu fiz isso funcionar no Debian, com as mesmas configurações, a
diferença é que ele faz o bridge diretamente no arquivo de configuração
de rede, o: /etc/network/interfaces e utiliza a nomeclatura xenbr + n.
No NetBSD é necessário criar o bridge com o arquivo /etc/ifconfig.bridge
+ n, sendo que nao ha como nomea-lo com xenbr, apenas como bridge + n.
Digo que nao ha comunicação com a rede fisica porque, por exemplo:
o range dela vamos supor que seja 172.18.0.0/24, se eu configuro o
FreeBSD virtual com algum ip neste range, ele nao consegue pingar
nenhuma maquina nele.