[FUG-BR] Dual Nic na mesma subnet.

Klaus Schneider klausps em gmail.com
Sábado Março 2 00:24:54 BRT 2013

Opa Marcelo, blz?

2013/2/27 Marcelo Araujo <araujobsdport em gmail.com>

> Sim, as LANs são distintas, mas elas compartilham a mesma subnet.

> Sim, eu poderia ter uma interface lagg, mas não é o meu caso!
> Até agora, a única maneira que consegui fazer isso funcionar foi com FIB,
> mais ou menos dessa maneira:
>
> root# ifconfig ix0 fib 0
> root# ifconfig ix1 fib 1
> root# setfib 1 route delete 172.17.22.0/23
> root# setfib 1 route add 172.17.22.0/23 -iface ix1
> root# setfib 0 smbd -D -s /usr/local/etc/smb_ix0.conf
> root# setfib 1 smbd -D -s /usr/local/etc/smb_ix1.conf
>
> Estou procurando se existe alguma outra alternativa mais fácil de
> [...]

Mesmo prefixo em duas interfaces, quebra o modelo de roteamento IP. Afinal,
por qual lado é o correto sair? O sistema tem o mesmo peso para ambas as
interfaces. E se houver dois hosts distintos com o mesmo IP nestas duas
subnets?
O BSD não vai conseguir montar uma tabela arp com duas entradas para o
mesmo endereço. Fazer isso funcionar seria uma gambiarra, pois teria que
fazer mudanças nas camadas 2 e 3 do sys/net do FreeBSD, e talvez até
mudança de alguns drivers.

Você pode fazer a "gambiarra" de colocar por ex:
iface x 172.16.0.1/22
iface y 172.16.0.1/23

O problema é que vai começar a aparecer flap de endereços MAC e problemas
com a resolução(arp). E quando resolver sair, vai sair pela iface y se o
endereçamento estiver dentro do /23, caso não, sairá pelo /22.

A solução menos gambiarra é fazer um NAT de alguma forma.
A solução correta: trocar as subnets... hehe

Isso não é problema do BSD, e sim do modelo de roteamento IP. Aliás, não é
um problema, é como funciona... em qualquer SO, seja IOS, Junos, Linux e
Windows...

> Atenciosamente,
> --
> Marcelo Araujo