[FUG-BR] Porta 25 ja esta sendo bloqueada, agora tem que usar 587

Adonai Silveira Canez adonaicanez em gmail.com
Terça Março 5 15:46:31 BRT 2013

> Ah bom, você quer dizer o RELAY smtp é autenticado na porta 587.. mas
> quem vai controlar isso vai ser o provedor certo ?
> pois nada impede de alguém por um smtp server com open relay na porta 587...
> Não vão fazer isso será ? criar open relay servers na porta 587 ? Aí
> se o provedor não bloquear.... mas daí podem surgir
> os proxys de porta certo ? eheh enfim, acho que o impacto vai ser
> pequeno... pois os grandes spammers se valem de servidores fora dos
> provedores... é o que eu acho... aquele looser que pega um programa de
> [...]

Leonardo,
sim a porta 587 é sempre autenticada, claro que pode existir o
administrador incompetente que vai monta o servidor errado, mas se for
assim o servidor dele vai entrar nas listas de spam e vai ser
bloqueado pelos antispam.
Eu já estou trabalhando com administração de anti-spam e servidor de
e-mail a mais de um ano. Na minha opinião vai melhorar muito se os
pessoal configurar os servidores de email corretamente. Tem muitos
detalhes nas configurações do postfix que são interessantes, tipo não
permitir que o mail from seja diferente do usuário autenticado, isso é
essencial mas nem sempre está ativo. O SPF também permite bloquear
muito spam, mas nem sempre os servidores seguem a risca o SPF,
principalmente os grandes servidores tipo o gmail, e isso complica o
controle de spam.

Adonai