[FUG-BR] Storage Webster + FreeNAS

William Grzybowski william88 em gmail.com
Segunda Março 18 17:31:07 BRT 2013

2013/3/18 Márcio Elias <marcioelias em gmail.com>:
> Boa tarde galera da lista...
>
> Seguinte, tenho um Storage Webster com capacidade para 24 discos SAS/SATA,
> e mais uma unidade flash de 4 GB para instalação do SO.
>
> Para usar FreeNAS, vcs me aconcelhariam fazer os arranjos de discos
> diretamente via ZFS, ou criar os arranjos na controladora (RAID via
> Hardware) e em cima disso colocar o ZFS?
>
> Alguém da lista tem algum cenário semelhante? Qualquer ideia é bem vinda...

Hardware RAID com ZFS não é recomendado devido a fatores como double
checksum e o próprio gerenciamento de discos do ZFS, o que acarreta na
não redundância de estruturas de dados do ZFS.
Se optar por RAID use UFS.

PS: Essa história de raid hardware ser mais rápido é coisa dos anos
90. Atualmente existem outros fatores que levam isso a ser
praticamente irrelevante.

--
William Grzybowski