[FUG-BR] [off-topic] Monitorando utilização do DNS

Discussion List Aggregator dl.lagg0 em gmail.com
Terça Março 19 09:43:03 BRT 2013

Em 19 de março de 2013 09:30, Adonai Silveira Canez
<adonaicanez em gmail.com>escreveu:

> Bom dia a todos,
>
> pessoal eu tenho um servidor de DNS que possui milhares de registros e
> eu gostaria de fazer um limpeza nele, para isso gostaria de monitorar
> por um tempo quais registros que estão nele e que nunca são
> pesquisados pelos usuários, isso me comprovaria que o registro não é
> mais divulgado e nem utilizado.
> Alguém sabe como posso fazer isso utilizando o Bind, existe alguma
> ferramenta para isso?
>
> Adonai

Adonai, não sei te dizer se o Bind possui tal ferramenta, mas você poderia:

A) Fazer um script que monitor os logs das consultas e grave em algum lugar
a data/hora da última consulta para o domínio, depois de passados X dias
que você definir e o domínio não recebeu nenhuma requisição você faz a
remoção

B) Consultar se o domínio ainda é válido e se está apontando para o
servidor, caso contrário remove ele. A consulta acredito que você possa
fazer pelo WHOIS e extrair as informações ou com o DIG. Acho essa opção
mais válida pois você resolve o problema de uma vez.